13.2.15

Laboratórios de Si: Criações Poéticas em Fotografia

Design: Kelvin Marinho
Tratou-se de uma oficina teórico-prática realizada nos dias 03, 05, 10 e 11/02, ministrada por mim e por Kelvin Marinho, integrantes do LabCIC (Laboratório Corpo/Imagem/Convergência: processos poéticos no digital). Nos encontros discutimos MEMÓRIA, ESPAÇOS, ERRÂNCIAS URBANAS e o cruzamento entre FOTOGRAFIA e TEXTO
Contamos com a participação de jovens estudantes oriundos de Cachoeira, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana e Valença. Alguns deles graduandos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em cursos como Artes Visuais, Comunicação Social, Cinema e Audiovisual e História.
Dialogamos acerca do olhar fotográfico, apresentando alguns conceitos básicos da fotografia e possibilidades de explorações criativas dos espaços urbanos; falamos sobre processos fotográficos atrelados à criação literária, sobretudo o uso de dispositivos móveis na arte contemporânea.
Conversamos sobre Errâncias Urbanas e lançamos a proposta de uma pesquisa poético-fotográfica em espaços de Cachoeira e São Félix. Enquanto errantes, os fotógrafos participantes deveriam dedicar-se à percepção mais apurada de cenas, objetos, pessoas e particularidades dos lugares que explorassem. Essa apreensão deveria ser registrada também texto, o qual integraria posteriormente os resultados artísticos.
Nessa primeira etapa da oficina nos encontramos na ONG Casa de Barro – Cultura Arte Educação (localizada em Cachoeira), intercalando as reuniões com saídas fotográficas. Num momento posterior, nos dirigimos ao Centro de Artes Humanidade e Letras, rumo ao Laboratório MAC 2, a fim de experimentar práticas da manipulação da imagem digital. Lançamos a proposta de que fosse experimentado o texto na foto, mediante o uso de recursos do Adobe Photoshop, somado também a manipulação/edição manual das imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário